segunda-feira, 12 de maio de 2008

Os meus canários bébés


Há vários anos que a minha ave de eleição é o canário, pelo seu belo canto, e porque se tratam de aves muito sociáveis connosco. Tive outras aves, diamante mandarins, que são um espectáculo, mas falta-lhes o canto e bicos de lacre. Não tive outras porque o espaço e o tempo não permitiram.


Há muito, que tinha dado, título a este blogue, mas agora, agora mesmo é que ele tem de nascer.


A 30 de Abril de 2008, os meu casal de canários, SRD, a Babette e o Malhadinhas presentearam-me com 4 bébés, lindos, pois lindos...., porque tudo quanto é pequenino é lindo e em termos de Natureza é BELO.


Mas os "meninos", Babette e Malhadinhas, desta vez não estavam muito voltados para serem papás de novo, e primeiro deixaram morrer um bébé, e um dia ou dois depois um outro, que até era o maior da ninhada.


Fiquei atenta, o que vai na cabecinha destes amigos?


Passados poucos dias, para espanto meu, verifiquei que aquele casalito não estava a dar qualquer importância aos dois filhotes restantes, isto já era noitinha e o ninho estava gelado com dois seres tão pequeninos tão pequeninos, entre a vida e a morte.


Tinha de actuar, era 4ºfeira à noite, a noite previa-se muito fria, em segundos decidi, eu tenho de fazer algo para salvar aqueles dois seres minúsculos que querem viver.

Não tinham nada no papo, nada, mesmo nada. Dei-lhes uma primeira refeição morna que devoraram.

Agarrei-me aos fóruns especializados em aves, obtive muita informação, pesquisei e iniciei uma luta contra o tempo.


Fazem 13 dias, estão comigo desde o 6º dia de vida. Têm crescido, parecem estar a ter um desenvolvimento normal. São comilões, piam, movimentam-se dentro do ninho improvisado que construi para eles.


Desconheço os dias a seguir a este que escrevo sobre eles, só hoje tirei fotos, ainda não lhes atribuí nome, mas hão-de ter, se a vida deles o permitir.


Aqui deixo uma foto, a primeira que tive coragem de tirar, e que passo a publicar.

Um é amarelinho, o maior, o outro deve sair à mãe, e ao irmão Zac, da ninhada do ano passado.

A Vida é uma Luta que vale a pena ser vivida.

Até Breve.

Sem comentários: